As Práticas Colaborativas e a Questão dos Honorários

O sucesso da metodologia das práticas colaborativas depende, em grande medida, do modo como vamos encarar a questão dos honorários. Profissionais bem estabelecidos não se interessarão por ela se lhes for pedido que diminuam seus rendimentos. Profissionais em início de carreira também não desejarão experimentá-la caso não haja possibilidade de obter remuneração adequada. Por outro lado, há o temor de que, ao mobilizar advogados, psicólogos e consultores financeiros, a metodologia acabe pesando excessivamente no bolso dos clientes.

Assim, é preciso encontrar modelos remuneratórios que satisfaçam os profissionais envolvidos e, ao mesmo tempo, pareçam interessantes aos que desejam contratá-los.

Mas isso não basta. As práticas colaborativas só serão efetivas se os honorários ficarem desvinculados do proveito econômico obtido pelo cliente ao final do procedimento. Sim, porque o profissional colaborativo, quando se assenta à mesa de negociação, deve estar completamente tranquilo em relação ao conteúdo do acordo que será firmado pelos interessados. Seu papel é o de orientar e proteger o cliente. Mas não é bom que fique preocupado se a conversa vai nesta ou naquela direção.

Outro desafio para a montagem de um bom modelo remuneratório é o fato de que, nas práticas colaborativas, os advogados podem integrar equipes compostas por profissionais de outras áreas, como a Psicologia, por exemplo, cuja estrutura de remuneração tem suas próprias peculiaridades.

Então, para que a metodologia das práticas colaborativas tenha a chance de se consolidar, imagino que as seguintes perguntas devam ser respondidas:

a) Como evitar que o modelo remuneratório diminua os rendimentos dos profissionais?
b) Como evitar que o modelo remuneratório aumente os custos para os clientes?
c) Como evitar que o modelo remuneratório interfira na resolução negociada do conflito?
d) Como evitar que o modelo remuneratório crie desequilíbrio nas equipes de trabalho?

São essas as questões que iremos trabalhar nos próximos textos.

WhatsApp
Enviar via WhatsApp

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Rua dos Timbiras, 2072 | Sala 512, Lourdes
Belo Horizonte MG | CEP 30140-069
Celular : 31 9 9884 4942
contato@giordanoadvocacia.com.br